07/12/2018

7 sintomas da cárie que precisam de sua atenção

A presença de cáries nos dentes é um dos problemas odontológicos mais comuns em todo o mundo. De acordo com um estudo desenvolvido em uma universidade de Londres, por exemplo, cerca de 2,4 bilhões de pessoas no mundo apresentam cáries não tratadas. Pensando nisso, nós preparamos um artigo com os 7 principais sintomas da cárie que precisam de sua atenção.

O que são as cáries?

A cárie dentária pode ser definida como uma lesão causada pela presença de bactérias que perfuram o dente, causando dor e desconforto em pessoas de todas as idades. As cáries podem ser divididas, de acordo com sua localização, em:
Coronárias: cáries que se localizam entre os dentes ou mesmo na região de mastigação, em geral, dos dentes posteriores de crianças e jovens.
Radiculares: cáries que se desenvolvem próxima as raízes dos dentes de adultos, devido a retração (diminuição) natural da gengiva, causada pelo envelhecimento.
Recorrentes: cáries que, mesmo após uma restauração ou obturação, voltam a surgir, graças ao acúmulo de placas nas regiões expostas dos dentes.   

 

Quais os principais sintomas da cárie?

Veja agora nossa lista com os 7 sintomas da cárie que precisam de sua atenção e que merecem uma avaliação do seu dentista!

 

Dor de dente constante

A presença de dor de dente é um dos sintomas mais comuns das cáries. Em muitos casos, as cáries atingem regiões próximas aos nervos dentais, causando assim um desconforto que pode ser constante e de intensidade leve, moderada ou intensa.

 

Maior sensibilidade dental

Outro sintoma comum é o aumento da sensibilidade que pode surgir em diversas situações: desde uma simples mudança de temperatura, com alimentos quentes ou frios e, até mesmo, com um simples toque no dente cariado.

 

Incômodo na hora da mastigação

Devido ao aumento da sensibilidade e das dores pela própria lesão, que vai aumentando aos poucos, um dos sintomas da cárie é o desconforto na hora de mastigar os alimentos, tornando a simples experiência de uma refeição, algo desagradável.

 

Mau hálito

Um dos sintomas de cáries mais extensas é a presença de mau hálito. Segundo especialistas, isso ocorre porque alimentos ficam presos com mais facilidade nas lesões, atingindo a polpa do dente e contribuindo para o surgimento do mau hálito.

 

Manchas nos dentes

A descoloração ou a presença de manchas escuras nos dentes é mais um dos sintomas da cárie que deve fazer você ficar atento. Se notar o surgimento de uma mancha, na dúvida, consulte seu dentista para avaliar que procedimentos podem ser realizados.

 

Inchaço nas gengivas

Quando as cáries não são tratadas, a tendência é de que as bactérias atinjam a polpa do dente, região que se estende até a raiz e é composta pelos nervos e vasos sanguíneos do dente. Quando isso ocorre, pode haver formação de inchaços, inflamações e até sangramento na escovação.
Quer saber quais são outras possíveis causas de inchaço na gengiva? Leia nosso post sobre Gengivite e saiba como tratar este problema!

 

Presença de orifícios nas regiões cariadas

Finalmente, com a presença das cáries em um ou mais dentes, é natural que orifícios ou pequenos furos se formem na região cariada, tornando as lesões visíveis e perceptíveis ao toque.
Na presença de algum dos 7 sintomas da cárie aqui listados, o ideal é que você procure um dentista o quanto antes, evitando assim, que o problema evolua para doenças bucais mais graves. Na Odontoclinic, temos a disposição uma série de profissionais especializados, prontos para lhe auxiliar com tratamentos odontológicos avançados, de acordo com a sua necessidade. Agende já sua consulta e dê adeus as cáries!  

Agendar avaliação