11/07/2018

Cárie de mamadeira: você já ouviu falar?

 
Higiene bucal não é só coisa de adulto. Cuidar da limpeza dos dentes e inclusive das gengivas, no caso de recém-nascidos, é fundamental para que as crianças cresçam com o sorriso saudável, livre de doenças e aprendam a importância da escovação.
Nos bebês, uma das principais doenças associadas à falta de cuidados com a higiene bucal é a chamada cárie de mamadeira. Você já ouviu falar? Neste artigo, papais e mamães poderão entender melhor este problema e aprender tudo sobre como evitá-lo.

 

Afinal, o que é a cárie de mamadeira?

A cárie de mamadeira é conhecida por este nome pois está associada com o aparecimento de cáries em bebês e crianças que, após ingerirem líquidos adocicados, não tem a higiene bucal adequada. Com evolução rápida, a cárie de mamadeira pode comprometer a formação dos primeiros dentes da criança, favorecendo o aparecimento de manchas e dor.

 

Como prevenir a cárie de mamadeira?

Para prevenir a cárie de mamadeira, os pais devem fazer a limpeza das gengivas do bebê com gaze após cada período de amamentação. Quando surgirem os primeiros dentinhos, a escovação e o uso do fio dental devem ser realizados normalmente.
Outra medida importante é não colocar açúcar no leite, suco ou chá das crianças, pois o excesso de líquidos adocicados é uma das principais causas para o surgimento das cáries de mamadeira. Além disso, evitar que o bebê adormeça tomando a mamadeira e sem realizar a higiene bucal é muito importante, pois no período do sono a produção de saliva diminui, favorecendo o aparecimento de bactérias e, consequentemente, das cáries.

 

A importância da saúde bucal infantil

A cárie de mamadeira é só mais um dos problemas que crianças e bebês podem enfrentar quando os pais não realizam os cuidados certos com a saúde bucal de seus filhos.
Por isso mesmo, buscar o apoio dos odontopediatras é indispensável para que os pais se informem sobre escovação infantil e produtos adequados à higiene bucal de crianças e para que o dentista possa acompanhar o crescimento dos primeiros dentes da criança.
Então, seja para tratar do surgimento de uma cárie de mamadeira ou mesmo para buscar orientações gerais, não deixe de consultar um odontopediatra que poderá tirar todas as suas dúvidas, permitindo que seu filho cresça com um sorriso saudável.

Na Odontoclinic, contamos com muitos profissionais especializados em odontopediatria, prontos para cuidar da saúde bucal infantil com excelência. Agende sua avaliação agora mesmo!

 

Agendar avaliação