Como é realizada a extração dental e quando ela é necessária?

 

Em casos extremos, quando não há possibilidade de recuperação do dente por meio de outros tratamentos como obturações e canais, a extração dental pode ser recomendada pelo cirurgião-dentista para evitar problemas mais sérios à saúde bucal do paciente.  

Nestas situações, é importante contar com o suporte de profissionais especializados, para que o procedimento ocorra com toda a orientação necessária e sem qualquer problema após a retirada do dente.

Neste artigo, vamos lhe explicar como é realizado o processo de extração dental e em que casos ele pode ser recomendado pelo dentista. Acompanhem!

 

 O que é a extração dental?

A extração dental, nada mais é do que a retirada do dente. Este procedimento deve ser sempre realizado por cirurgiões-dentistas, capazes de avaliar a real necessidade do procedimento e que cuidados devem ser tomados após a extração do dente.

 

Quando este procedimento é necessário?

Algumas situações em que a extração dental pode ser recomendada pelo cirurgião dentista são:

  • Casos em que os dentes não conseguem se desenvolver totalmente, não atingindo sua posição na arcada dentária no tempo esperado;
  • Quando há restos de raízes presas dentro do tecido ósseo do dente ou presas à gengiva;
  • Dentes que nascem normalmente, mas que podem estar danificados (cariados, quebrados, etc.);
  • Extração dos dentes de leite da criança, principalmente para prevenir o crescimento de dentes definitivos desalinhados.

 

Quais são os procedimentos para a extração dental?

Primeiramente, é importante deixar claro que cada procedimento de extração dental pode exigir diferentes cuidados, por isso, antes de extrair um dente, o dentista fará uma revisão do seu prontuário e providenciará as radiografias e exames necessários.

As radiografias são importantes para analisar, por exemplo:

  • Formato do dente;
  • Posição do dente e raiz;
  • Tamanho e profundidade da extração.

Com base nessas informações, o dentista irá avaliar o grau de dificuldade da cirurgia, e decidirá a melhor forma de remoção deste dente.

Após todos estes exames e etapas iniciais, a área em volta do dente poderá ser anestesiada. Na Odontoclinic, por exemplo, utilizamos um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá, tornando a remoção do dente um procedimento de simples e indolor ao paciente.

Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com instrumentos de uso do cirurgião-dentista. Terminada esta etapa, ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos.

 

E, se você precisa de uma avaliação para este e outros procedimentos, não deixe de agendar uma consulta na Rede Odontoclinic. Nós contamos com profissionais experientes em todas as especialidades odontológicas, prontos para lhe dar todo o suporte necessário durante um tratamento!