26/09/2018

Como a tecnologia pode auxiliar no alinhamento do seu sorriso?

 
A ortodontia é a especialidade odontológica que cuida de problemas no alinhamento dental que podem dificultar a vida de um paciente, trazendo desconforto, dores e até dificuldades para a mastigação.
Como qualquer ramo odontológico, a ortodontia vem evoluindo ao longo dos últimos anos. Hoje, nós já podemos contar com o apoio da tecnologia para tratamentos mais rápidos, eficientes e até mesmo no desenvolvimento de novos modelos de aparelho dental.
Quer saber mais? Então acompanhe o artigo de hoje e veja tudo que a tecnologia pode fazer para o alinhamento do seu sorriso!
 

A evolução dos tratamentos ortodônticos

Atualmente, os pacientes que precisam de um tratamento ortodôntico já podem contar com várias opções para corrigir problemas no alinhamento do sorriso.
Até hoje muito utilizados, os aparelhos fixos foram um dos passos iniciais na história dos tratamentos ortodônticos. É possível optar por dois tipos de aparelhos fixos:
Convencionais: compostos por peças conhecidas como bráquetes, (metálicos, plásticos ou cerâmicos), por um arco que serve de guia para a correção dos problemas de alinhamento, e pelas famosas borrachinhas, que liga os arcos aos bráquetes.
Autoligados: O arco é ligado diretamente nos bráquetes, sem o uso de borrachas.

 

Outra opção de tratamento são os aparelhos móveis, muito úteis para pequenas movimentações dentárias, contenção e correção de alterações maxilares.
Graças a evolução da tecnologia, nos dias atuais, os pacientes também podem contar com os alinhadores transparentes, a tendência mais avançada quando falamos de tratamentos ortodônticos.
Produzidos a partir de acetato transparente, o alinhador é uma placa que cobre os dentes e, além de ser muito discreto, oferece maior conforto para os usuários. Os alinhadores também são removíveis, o que facilita muito na hora alimentação ou escovação.

 

[Quer saber qual aparelho é mais indicado para você? CLIQUE AQUI]

 

A ortodontia digital

Os avanços da ortodontia digital podem ser considerados como principais responsáveis pelo desenvolvimento de aparelhos inovadores, como os alinhadores transparentes.
A Ortodontia Digital é uma técnica que faz uso de ferramentas digitais (scanners, simuladores e impressoras 3D) para planejar um tratamento ortodôntico, instalar aparelhos ou o desenvolver alinhadores transparentes, de modo rápido, eficaz e totalmente preciso.
Com a ortodontia digital, o planejamento dos alinhadores é feito de modo inovador e os pacientes podem acompanhar cada passo do tratamento através de simulações 3D, que permitem a visualização dos resultados, antes mesmo do início de um tratamento.

 

O crescimento da ortodontia invisível

Os alinhadores transparentes fazem parte de um setor ainda novo, mas que já crescendo bastante no setor odontológico: estamos falando da ortodontia invisível.
A ortodontia invisível é muito procurada pela população adulta brasileira, que deseja corrigir problemas no alinhamento do seu sorriso, sem ter dificuldades no seu dia a dia. Segundo a Associação Paulista de Odontologia, até 50% dos usuários dos chamados “aparelhos invisíveis”, atualmente, possuem mais de 30 anos.
E este ramo da odontologia vem crescendo em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa da Technavio, por exemplo, o mercado de “ortodontia invisível” deve crescer, em média, mais de 12% nos próximos anos.

 

As vantagens dos alinhadores transparentes

Com tudo isso, é possível perceber o quanto a tecnologia vem auxiliando os pacientes que buscam tratamentos mais inovadores e rápidos, sem que eles precisem abrir mão de conforto e praticidade no seu dia a dia.
Antes de concluir, nós separamos algumas vantagens dos alinhadores transparentes para você que busca um sorriso bonito e alinhado, mas não deseja mudar sua aparência ou ter restrições durante o tratamento:
Facilidade para escovação: você pode retirar seu alinhador facilmente, seja para escovar os dentes ou higienizar os moldes do seu alinhador; 
Sem restrição alimentar: tire também é possível retirar os alinhadores na hora das refeições, sem precisar se preocupar em danificar seus moldes ou deixar de comer algo que deseja;
Maior precisão: graças a ortodontia digital, o dentista irá preparar sua documentação de modo rápido, montar seu tratamento com programas especializados e você ainda poderá ver uma previsão do resultado final através de uma simulação 3D, garantindo maior precisão para o tratamento.
Conforto: os alinhadores não machucam sua boca e, por serem totalmente personalizados e contarem com uma espessura bastante fina, eles não fazem volume e não incomodam a língua, os lábios ou a região das bochechas.

 


E se você ficou interessado em iniciar seu tratamento com os alinhadores transparentes, veja tudo o que a Odontoclinic pode fazer por você!

Agendar avaliação