11/06/2018

Que cuidados devo ter após um tratamento de canal?

 
Endodontia. É bem possível que você nunca tenha ouvido falar desse termo. Esta é a especialidade que trata das lesões e doenças na polpa e na raiz do dente. Popularmente conhecida como tratamento de canal, a endodontia é indispensável para livrar o paciente de problemas mais complexos, como infecções e até a extração dental.
Quando falamos dos tratamentos de canal, uma dúvida que surge com frequência nos pacientes é: que precauções e cuidados devo ter após esta operação? Neste artigo, esclarecemso isso e ainda mostramos um passo a passo do tratamento endodôntico. Vamos lá?

 

Porque é importante realizar o tratamento de canal?

Se o seu dentista lhe indicou o tratamento de canal, provavelmente ele encontrou alguma lesão mais séria no nervo (polpa) de algum dente e por isso tratar o problema com antecedência irá evitar o surgimento de outros como dores intensas, inchaços, infecções e até febre ou incômodos nas articulações da boca.
Quando o tratamento de canal não é realizado, o paciente pode acabar tendo que extrair o dente, procedimento que além de afetar a autoestima, pode levar a necessidade de um implante dentário.
A boa notícia é que, hoje em dia, com o avanço da odontologia, os tratamentos de canal são realizados com muito menos desconforto para o paciente e, em alguns casos, podem ser concluídos em apenas uma sessão.  

 

Como é feito o tratamento?

É feita a remoção da polpa (tecido que se encontra na parte interna do dente) esterilização e preenchimento com material restaurador. O primeiro passo deste procedimento envolve a abertura do dente e remoção da parte infeccionada. Em seguida, o espaço da polpa é expandido e modelado para recebimento do material restaurador.
Em alguns casos, é utilizada uma restauração temporária para proteção do dente quando há necessidade de mais de uma visita ao dentista. Por fim, o tratamento é finalizado com o preenchimento permanente da cavidade da polpa e dos canais do dente. Pode ainda ser necessária a colocação de coroas com o objetivo de dar uma aparência natural ao dente restaurado.

 

Quais os cuidados devem ser realizados após o tratamento?

Embora seja um procedimento comum nas clínicas odontológicas, trata-se de um procedimento cirúrgico, então exige alguns cuidados para que o tratamento seja um sucesso e o dente fique completamente recuperado. Veja os principais:

 

1. Evitar alimentos duros e dar ‘repouso’ ao dente

Não mastigar alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento, deixando o dente tratado em repouso, é muito importante para evitar fraturas ou mesmo para não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos.

 

2. Cuidar da higiene bucal normalmente

Manter escovações diárias e o uso de fio dental, que devem ser realizadas com suavidade na região tratada, é outro passo importante para evitar o surgimento de infecções ou cáries capazes de retardar o fortalecimento do dente.

 

3. Atenção a medicação determinada pelo seu dentista

Em algumas ocasiões, seu dentista pode indicar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios após o canal. Eles são importantes aliados para os casos em que surgirem incômodos ou dores até a conclusão do tratamento.

 

4. Faça o controle do seu tratamento de canal

Por fim, visitas regulares ao dentista são sempre recomendadas para que ele possa acompanhar a evolução de seu tratamento, dos sinais da lesão ou se há outros problemas clínicos que devem ser tratados. Sendo assim, se você já realizou um canal e quer marcar uma consulta de acompanhamento ou mesmo suspeita da necessidade do tratamento, não deixe de buscar um profissional qualificado que poderá lhe orientar da melhor maneira possível.

Na Odontoclinic, contamos com uma grande equipe de dentistas que preza pela excelência e que, certamente, irão te auxiliar no tratamento deste e de outros problemas, sempre em prol do seu sorriso. Não deixe de agendar uma avaliação!

 

 

Agendar avaliação