Qual aparelho ortodôntico é mais indicado para você?

 

Os aparelhos ortodônticos surgiram como um grande apoio para correção de problemas dentários, má formação ou de estética.

Sabendo que você precisa usar um aparelho ortodôntico, uma grande dúvida que pode surgir é: qual o aparelho mais indicado para o meu caso? Pensando nisso, no artigo de hoje, explicaremos quais os principais tipos de aparelho utilizados nas clínicas odontológicas e de que forma é feita a escolha de seu aparelho. Acompanhem!

 

Como é feita a escolha de seu aparelho ortodôntico?

Primeiro, é importante deixar claro que somente um dentista poderá definir qual o tipo de aparelho ortodôntico é ideal para você. Nesta hora, ouvi-lo é sempre o melhor caminho para garantir o alinhamento perfeito de seu sorriso.
Assim, com um planejamento e a documentação necessária, seu dentista pode indicar o melhor aparelho para seu caso. Em muitos casos, é possível optar por mais de uma opção de aparelho ortodôntico.

 

Quais os tipos de aparelho mais utilizados?

Hoje em dia, os 3 tipos mais usados são: aparelhos fixos, aparelhos móveis e alinhadores transparentes.

Conheça cada um deles:

1. Aparelho fixo – O mais comum dos aparelhos

Os modelos fixos podem ser utilizados para fins estéticos e funcionais, como problemas na mastigação e no fechamento da boca (oclusão) e são indicados, principalmente, para tratamentos de longo prazo e com maior complexidade.
Esses aparelhos necessitam de manutenção mensal para que, o dentista regule a movimentação dos dentes para a posição correta.
Para um bom resultado, é importante que o paciente colabore com o tratamento, cuidando da higienização e fazendo as visitas regulares a seu dentista para manutenção.

Há dois tipos de aparelhos fixos:

Convencionais - Possuem o arco do aparelho preso aos bráquetes através das famosas borrachinhas. Os bráquetes podem ser transparentes ou metálicos.

Autoligáveis - O arco é ligado diretamente nos bráquetes, sem o uso de borrachas. O aparelho autoligado consegue apresentar ótimos resultados em um prazo mais curto de tempo. Além disso, as manutenções são mais espaçadas (em média, de 2 em 2 meses).

2. Aparelhos Móveis

Indicado para crianças em fase de crescimento e também adultos, de acordo com o caso, os aparelhos móveis são perfeitos para pequenas movimentações dentárias, contenção e correção de alterações maxilares. Podendo ser facilmente retirados da boca pelo paciente, os aparelhos móveis do tipo contenção são também muito utilizados após a finalização de um tratamento com aparelhos fixos para manter os dentes na posição certa e conter o desalinhamento do sorriso.
No caso da contenção, se indicada, a recomendação geral dos dentistas é que se use por uma média de 6 meses.

3. Alinhadores Transparentes

Quando o assunto é tratamento ortodôntico, o alinhador transparente é a principal inovação para quem deseja ter dentes alinhados e um sorriso perfeito. Produzidos a partir de acetato transparente, o alinhador é uma placa que cobre os dentes e, além de ser muito discreto, oferece maior conforto para os pacientes. É removível, o que é muito prático na hora alimentação ou escovação.
Com todas essas vantagens, os alinhadores transparentes são indicados para quem busca o que há de mais avançado em tratamentos ortodônticos, sem mudar a aparência do seu sorriso durante o uso.
 

A tecnologia a favor de seu tratamento ortodôntico

Na hora de buscar seu tratamento, é sempre interessante optar por clínicas que se preocupam com a união entre um ótimo atendimento, profissionais qualificados e tecnologia de ponta.
Na Odontoclinic, por exemplo, nós contamos os benefícios da Everest Ortodontia Digital, que contribui para tratamentos até 25% mais rápidos, menor número de consultas e a possibilidade de acompanhar os resultados finais de seu tratamento com simulações computadorizadas. Tudo isso porque, para nós, o seu sorriso é fundamental.