Quando é necessário usar um aparelho ortodôntico?

 

Todos nós desejamos ter um sorriso bonito, saudável e alinhado, não é mesmo? Para conquistar este objetivo, muitos precisam passar por um tratamento ortodôntico, que inclui o uso de aparelhos fixos, móveis ou mesmo os chamados alinhadores transparentes (também conhecidos como aparelhos transparentes).

Mas, afinal de contas, como saber quando é necessário usar um aparelho ortodôntico? Tire suas dúvidas neste artigo e aproveite para conhecer os tipos de aparelho disponíveis no mercado, além dos riscos não realizar um tratamento quando indicado pelo seu dentista.

 

Quando e porque usar um aparelho ortodôntico?

Antes de tudo, é importante deixar claro que somente um dentista especializado em ortodontia poderá lhe confirmar, com precisão, a necessidade do uso de um aparelho. É ele também quem fará a solicitação de exames (radiografia, Raio-X panorâmico, dentre outros) para o planejamento de seu aparelho ortodôntico.

Dito isso, em linhas gerais, os aparelhos ortodônticos são indicados para corrigir ou prevenir disfunções na arcada dentária, bem como, problemas com o nascimento, crescimento dos dentes ou mesmo relacionados com a má-oclusão dental – que ocorre quando o paciente tem dificuldades para encaixar os dentes superiores com os inferiores, ao fechar a boca. A má-oclusão pode causar desconfortos e até dores mais fortes na região do maxilar.  

Veja 5 sinais que servem de alerta para que você procure um ortodontista:

  • Dentes muito tortos (encavalados);
  • Dificuldades para fechar a boca;
  • Dificuldade na mordida;
  • Dores no maxilar;
  • Espaço entre os dentes.

 

Quais os tipos de aparelho disponíveis?

Hoje em dia, os três tipos de aparelho mais utilizados são:

 

1. Aparelhos fixos

Os modelos fixos até hoje são os mais conhecidos do mercado e podem ser utilizados para fins estéticos e funcionais. Esses aparelhos necessitam de manutenção mensal para que o dentista regule a movimentação dos dentes na direção correta.

 

2. Aparelhos móveis

Indicado para crianças em fase de crescimento e também adultos, de acordo com o caso, os aparelhos móveis são perfeitos para pequenas movimentações dentárias, contenção e correção de alterações maxilares.

 

3. Alinhadores Transparentes

Quando o assunto é tratamento ortodôntico, o alinhador transparente é a principal inovação para quem deseja ter dentes alinhados e um sorriso perfeito. Produzidos a partir de acetato transparente, o alinhador é uma placa que cobre os dentes e, além de ser muito discreto, oferece maior conforto para os pacientes. Ele também é removível, facilitando assim na hora alimentação ou escovação.

 

Acesse esse artigo e veja qual aparelho ortodôntico é mais indicado para você!

 

Quais os riscos de não utilizar um aparelho ortodôntico quando há uma recomendação do dentista?

Para finalizar, nós separamos alguns riscos da não utilização de aparelhos, quando há a recomendação do seu dentista:

  • Problemas estéticos e desalinhamento do sorriso;
  • Dificuldade para higienização dental facilitando o aparecimento de cáries e outras doenças bucais;
  • Dores na região do maxilar;
  • Dificuldade na hora de mastigar alimentos.

 

Por isso, se você desconfia da necessidade do uso de um aparelho ortodôntico, não perca tempo e procure um dentista o quanto antes. Na Odontoclinic, nós temos uma série de ortodontistas, prontos para indicar o melhor tratamento para seu caso. Agende agora mesmo uma avaliação!