Um importante exame radiográfico utilizado para o diagnóstico e planejamento das doenças dos dentes e dos ossos da face.

Radiografia panorâmica é um raio-x sobre o complexo maxilo-mandibular. É uma das técnicas radiográficas mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades da Odontologia, onde a visualização de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas são de fácil compreensão para o dentista.

As principais indicações desta radiografia são:

– Avaliação ortodôntica, para conhecer o estado da dentição e a presença / ausência de dentes;

– Avaliar lesões ósseas ou dentes que ainda não nasceram;

– Previamente a uma cirurgia buco-maxilo-facial;

– Como parte da avaliação do suporte ósseo periodontal;

– Avaliação dos dentes terceiros molares (dentes do siso, ou do juízo), para o estudo da necessidade ou não de extração;

– Avaliação de fraturas em todas as partes da mandíbula;

– Planejamento pré-operatório;

– É utilizado também para verificar anomalias dentais, patologias, anatomia, entre outros.

É um exame útil e bastante prático para complementar o exame clínico no diagnóstico das doenças dos dentes (cáries ou doenças endodônticas) e dos ossos da face. Através desse exame, o dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não nasceram. Cáries, fraturas dentais, infecções ou outras doenças dos ossos que sustentam os dentes podem ser visualizadas e, muitas vezes, diagnosticadas.

Ela é fundamental no diagnóstico de todas as lesões dos ossos da maxila e mandíbula. Através desse exame, pesquisam-se reabsorções ósseas e radiculares, cistos, tumores, inflamações, fraturas pós-acidentes, distúrbios da articulação temporomandibular (que causam dor na região de ouvido, face, pescoço e cabeça) e sinusite.

A falta de uma radiografia panorâmica pode interromper um tratamento odontológico. Ela é uma importante ferramenta para que dentista possa diagnosticar problemas bucais. A falta da radiografia pode levar a:

– Mau diagnóstico da arcada dentária;

– Falta de clareza da situação óssea;

– Dificuldade de planejamento, extensão do prazo e possível interrupção do tratamento odontológico.