X

Aparelho Ortodôntico Fixo

Para um dente mais forte

Recomendado para fins estéticos e/ou funcionais para quem busca ter os dentes alinhados e em harmonia

O que é o Aparelho Fixo?

O aparelho ortodôntico fixo é utilizado para o alinhamento dos dentes, quando necessária maior intervenção e quanto maior a complexidade do tratamento. É composto pelos bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos) que ficam colados aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, e por um arco que serve de guia para a correção.

Existem 2 tipos de aparelho fixo: os convencionais e os auto-ligáveis

Nos aparelhos fixos convencionais, o arco mantém-se preso a cada um dos bráquetes através de borrachinhas e a movimentação dentária é favorecida através de dobras e do uso de acessórios, como molas e elásticos.

É necessária manutenção mensal, em consulta dentária, para que o ortodontista aperte regularmente o aparelho dentário, obrigando os dentes a moverem-se continuamente no sentido desejado. Os aparelhos fixos convencionais podem ser de bráquetes metálicos, para fins terapêuticos, e de bráquetes transparentes, para fins estéticos.

Aparelhos fixos autoligáveis possuem a tecnologia mais avançada existente no mercado, cujos bráquetes são os mais modernos e os arcos adequados a cada estágio do tratamento, proporcionando ótimos resultados em um tempo menor de tratamento, em manutenções mais espaçadas, em média a cada 3 meses.

O sistema dispensa o uso das borrachinhas e acessórios, promovendo uma maior força para mover o dente, pois, apresenta um encaixe próprio que fixa o arco mantendo o fio ativado durante mais tempo.

A ausência de borrachinhas favorece uma melhor higiene bucal, evitando assim o aparecimento de cáries. Também podem ser metálicos e transparentes.

Por que é importante fazer o um tratamento ortodôntico?

Além de oferecer um sorriso esteticamente mais bonito, aumento da autoestima e confiança, a utilização de aparelhos ortodônticos inúmeros benefícios à saúde.

– Obtenção de um sorriso mais agradável;

– Melhora da comunicação, pois grande parte dos pacientes reclama de problemas na fala;

– Mastigação correta, pois com dentes tortos a mastigação é menos eficiente. Os alimentos são engolidos sem a trituração adequada, acarretando problemas como azia, gastrite e até úlceras.

– Higienização completa, dentes tortos são mais difíceis de higienizar até porque a escova ou fio dental podem não alcançar todos os dentes.

Quais são os procedimentos para começar o tratamento ortodôntico com aparelho fixo?

Diversos tipos de aparelhos fixos são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular.

Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do problema de cada paciente é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

A utilização de aparelhos ortodônticos, sejam eles fixos ou móveis, deve ser feita sempre sob recomendação de um dentista. Se você notar que os dentes estão desalinhados, sobrepostos e te causam desconforto ao sorrir, procure um dentista.

O que acontece se eu não realizar utilizar o aparelho fixo?

A não realização do tratamento ortodôntico traz problemas funcionais e estéticos, entre os quais:

– Dificuldade para a higienização da boca facilitando o surgimento da doença cárie, formação de tártaro e problemas gengivais.

– Desequilíbrio dos dentes e articulações temporomandibulares.
Problemas estéticos devido ao posicionamento errado dos dentes.

Confira outros tratamentos

Aparelho Ortodôntico Fixo

Aparelho Ortodôntico Móvel

Documentação Ortodôntica