29/11/2018

Aparelho de Porcelana X Alinhadores Transparentes: quais as diferenças?

A ortodontia (especialidade odontológica que cuida do alinhamento dos dentes) vem evoluindo muito nos últimos anos, graças aos avanços da tecnologia. Se, há não muito tempo, os pacientes tinham como principal opção de tratamento os aparelhos fixos convencionais, hoje, já é possível contar com opções que oferecem mais conforto e praticidade para o dia a dia daqueles que precisam usar um aparelho ortodôntico. É o caso, por exemplo, dos alinhadores transparentes e dos aparelhos de porcelana.
Mas quais as principais diferenças e as vantagens destes aparelhos? Acompanhe este artigo e veja tudo que você precisa saber sobre essas novas tendências da ortodontia.

Aparelho de porcelana

aparelhotransparente2

Os aparelhos de porcelana fazem parte dos chamados tratamentos ortodônticos estéticos, que buscam corrigir os problemas no alinhamento dental sem mudar a aparência ou interferir no dia a dia dos pacientes. Dentro desta tendência, existem os aparelhos estéticos fixos e os aparelhos estéticos móveis.
Os aparelhos de porcelana são aparelhos fixos com bráquetes produzidos, como o próprio nome já diz, a partir de porcelana. Há também opções de bráquetes feitos com safira, material ainda mais discreto do que os modelos de porcelana tradicional.
Como qualquer aparelho fixo, os aparelhos de porcelana exigem mais cuidados na hora da alimentação, para que não sejam danificados.
Vale lembrar que, embora sejam suficientemente resistentes para um tratamento ortodôntico, os bráquetes de porcelana são mais delicados do que os tradicionais bráquetes metálicos, por isso, o paciente deve ser ainda mais cuidadoso e buscar orientações de seu dentista para uma melhor conservação do aparelho.
Outra dúvida comum sobre os aparelhos de porcelana é em relação ao tempo de tratamento. O prazo costuma ser o mesmo dos aparelhos fixos tradicionais, variando conforme o grau de desalinhamento dos dentes. Em média, os tratamentos com aparelhos fixos (inclusive os de porcelana) costumam durar cerca de 24 meses.
Por fim, os aparelhos de porcelana, ao contrário do que muitos pensam, não mancham. O que pode manchar são as borrachas utilizadas para fixar o fio ortodôntico aos braquetes. Para os pacientes que se incomodam com este problema, é possível optar pelos aparelhos de porcelana autoligados, que não necessitam do uso de borrachinhas.

 

Alinhadores Transparentes

aparelhoideal03

Os alinhadores transparentes, também conhecidos como aparelhos invisíveis, são aparelhos estéticos móveis e a tendência mais avançada para quem busca corrigir problemas no alinhamento dental com conforto e sem precisar mudar a aparência durante um tratamento.
Além de serem produzidos com acetato transparente, o que faz com que o uso do alinhador seja praticamente imperceptível, estes aparelhos tem espessura muito fina, de apenas 0,75mm, não fazendo volume ou incomodando os pacientes durante a utilização.
Por serem removíveis, os alinhadores transparentes também não correm riscos de serem danificados durante a alimentação dos pacientes. Basta que eles retirem os aparelhos durante suas refeições, façam a higiene bucal e, em seguida, voltem a utilizar normalmente.
Outro ponto fundamental: os tratamentos com os alinhadores transparentes costumam ser mais rápidos e precisos do que os tratamentos tradicionais. Devido aos avanços da ortodontia digital, os alinhadores transparentes são produzidos a partir de programas especializados e você ainda poderá ver uma previsão do resultado final através de uma simulação 3D, garantindo maior segurança para o tratamento.
Por tudo isso, os tratamentos ortodônticos com os alinhadores transparentes são muito procurados por adultos, que precisam de mais praticidade em seu cotidiano. Segundo uma pesquisa da Associação Paulista de Odontologia, por exemplo, aproximadamente 50% dos usuários dos chamados “aparelhos invisíveis”, atualmente, possuem mais de 30 anos.
Em relação ao valor dos tratamentos, hoje, já é possível contar com todos os benefícios dos alinhadores transparentes por meio de um custo-benefício bastante vantajoso. Na Odontoclinic, por exemplo, os alinhadores transparentes Everest contam com tecnologia de ponta, planejamento inteiramente digital e são até 40% mais acessíveis do que outras marcas do mercado.

 

Comparativo: Aparelhos estéticos X Aparelhos invisíveis?

Agora que você já conhece as características dos alinhadores transparentes e dos aparelhos de porcelana, acompanhe um quadro-resumo com as principais diferenças entre cada um destes modelos:

APARELHOS ESTÉTICOS APARELHOS INVISÍVEIS
Os aparelhos são discretos? Sim. Sim.
Há restrições de alimentação? Sim, veja aqui uma lista de alimentos que devem ser evitados para não danificar o aparelho. Não, basta retirar o aparelho antes das refeições e, em seguida, voltar a utilizar normalmente.
O aparelho pode ser retirado na hora da escovação? Não, os aparelhos de porcelana, como qualquer aparelho fixo, não podem ser removidos antes do fim do tratamento. Sim, o que facilita também na higienização do próprio alinhador.
Qual o material utilizado? Porcelana ou Safira. Acetato Transparente.
Os aparelhos são resistentes? Menos resistente que um aparelho convencional, mas são suficientemente resistentes para um tratamento. Sim, além disso, os moldes dos aparelhos são trocados a cada quinze dias.
Como é feito o planejamento do tratamento? Planejamento tradicional de um aparelho fixo. Planejamento inteiramente digital.

 

Conclusão: qual a melhor opção de tratamento?

Tudo vai depender dos seus objetivos e da indicação de seu dentista. Se você busca o que há de mais avançado em ortodontia, certamente, os alinhadores transparentes são a opção mais indicada. Apesar disso, os aparelhos de porcelana são também discretos, eficientes, e, em ambos os casos, você terá o seu sorriso alinhado se seguir as orientações do seu dentista.
E, se você necessita de um tratamento ortodôntico, não deixe de agendar uma consulta com um de nossos especialistas que poderão lhe oferecer todo o apoio que você precisa para ter um sorriso perfeito!

Agendar avaliação