Muito mais que estética: saiba as causas e porque é necessário corrigir os dentes tortos

Dentes tortos. Você sabia que esta é uma das principais causas que faz com pessoas, de todo o mundo, visitem o dentista em busca de um tratamento? De acordo com uma pesquisa da AAO (Associação Americana de Ortodontia), por exemplo, cerca de 66% da população sofre com algum problema relacionado ao mau posicionamento dos dentes.

Neste sentido, corrigir dentes desalinhados é fundamental e envolve muito mais do que a conquista de um sorriso bonito. Neste artigo, você poderá conferir algumas das principais razões para o desenvolvimento dos dentes tortos e porque é necessário buscar tratamento para este problema.

Quais as causas dos dentes tortos?

São muitos os motivos que podem favorecer o surgimento ou o desenvolvimento, ao longo do tempo, de dentes desalinhados, dentre eles:

    • Herança genética: as crianças podem herdar problemas de má oclusão (quando os dentes não fecham corretamente) dos pais e necessitar do uso de aparelhos ortodônticos;
    • Hábitos da infância: hábitos como o uso de chupetas, mamadeiras e o de chupar o dedo, principalmente quando estendidos por longos períodos, podem favorecer o surgimento de problemas no alinhamento dental;
    • Respiração pela boca: ao notar que as crianças respiram, de modo constante, pela boca, é necessário procurar um médico especialista (otorrinolaringologista), pois este hábito também pode favorecer o desenvolvimento de dentes tortos;
    • Manter o hábito de empurrar a língua entre os dentes;
  • Inflamação das amígdalas, dentre outros.

O que acontece se eu não corrigir os dentes tortos?

Por sua vez, há inúmeros transtornos que podem surgir quando não tratamos a presença de dentes tortos. Além das questões estéticas, veja alguns dos principais problemas que você pode evitar ao buscar um tratamento ortodôntico:

      • Dificuldade para a higienização da boca, facilitando o surgimento de cáries, formação de tártaro e problemas gengivais;
      • Desequilíbrio dos dentes e problemas nas articulações da mandíbula;
    • Dores de cabeça;
  • Dificuldades para mastigação e para o fechamento da boca;
  • Problemas na fala.

O desalinhamento dental favorece ainda o surgimento de problemas estomacais como azia e gastrite, uma vez que, os dentes tortos comprometem a mastigação dos alimentos durante as refeições.  

Quais os tipos de aparelho ortodôntico disponíveis no mercado?

Por todas essas razões, caso você sofra com a presença de dentes tortos, não deixe de buscar, o quanto antes, um ortodontista (dentista responsável pela correção de problemas relacionados com o alinhamento dental) para o início de um tratamento.

Usualmente, os tratamentos ortodônticos envolvem a utilização de aparelhos ou alinhadores, responsáveis pela correção, ao longo do tempo, do mau posicionamento dos dentes. Hoje, os principais tipos de aparelho disponíveis no mercado são:

1. Aparelhos Fixos

Os aparelhos fixos podem ser utilizados para fins estéticos e funcionais e são indicados, principalmente, para tratamentos de longo prazo e com maior complexidade. Esses aparelhos necessitam de manutenção mensal para que, o dentista regule a movimentação dos dentes para a posição correta. Para um bom resultado, é importante que o paciente colabore com o tratamento, cuidando da higienização e fazendo visitas regulares a seu dentista para manutenção.

Há dois tipos de aparelhos fixos:

Convencionais – Possuem o arco do aparelho preso aos bráquetes através das famosas borrachinhas. Os bráquetes podem ser transparentes ou metálicos.

Autoligáveis – O arco é ligado diretamente nos bráquetes, sem o uso de borrachas. O aparelho autoligado consegue apresentar ótimos resultados em um prazo mais curto de tempo. Além disso, as manutenções são mais espaçadas (em média, de 2 em 2 meses).

2. Aparelhos Móveis

Indicado para crianças em fase de crescimento e também adultos, de acordo com o caso, os aparelhos móveis são perfeitos para pequenas movimentações dentárias, contenção e correção de alterações maxilares. Podendo ser facilmente retirados da boca pelo paciente, os aparelhos móveis do tipo contenção são também muito utilizados após a finalização de um tratamento com aparelhos fixos para manter os dentes na posição certa e conter o desalinhamento do sorriso.

3. Alinhadores Transparentes

Quando o assunto é tratamento ortodôntico, o alinhador transparente é a principal inovação para quem deseja ter dentes alinhados e um sorriso perfeito. Produzidos a partir de acetato transparente, o alinhador é uma placa que cobre os dentes e, além de ser muito discreto, oferece maior conforto para os pacientes. É removível, o que é muito prático na hora alimentação ou escovação. Com todas essas vantagens, os alinhadores transparentes são indicados para quem busca o que há de mais avançado em tratamentos ortodônticos, sem mudar a aparência do seu sorriso durante o uso.

Agora que você já sabe tudo sobre as causas e porque é necessário tratar a presença de dentes tortos, caso sofra com este problema, não deixe de buscar um dentista da Rede Odontoclinic para iniciar seu tratamento!