Clareamento dental: passe o carnaval com o sorriso brilhante

No período que antecede o carnaval, milhares de pessoas buscam procedimentos estéticos para cuidar da aparência, melhorar a autoestima e se sentir bem durante a maior festa popular do Brasil. Um deles é o clareamento dental. Afinal de contas, quem não quer passar o carnaval com o sorriso bonito e brilhante?
Pensando nisso, neste artigo, nós vamos explicar como funciona o clareamento dental, quais as opções de tratamento e como realizar este procedimento de modo seguro, sem oferecer riscos para a saúde bucal. Vamos lá?

Clareamento dental: como funciona?

O clareamento dental é um tratamento que vem sendo muito procurado nas clínicas odontológicas. Para termos uma ideia, segundo números divulgados pelo Conselho Regional de Odontologia, a busca pelo clareamento, cresce, em média, 30% ao ano. Mas como funciona este tratamento?

De modo geral, os procedimentos de clareamento dental envolvem o uso de agentes clareadores que, a partir de um determinado número de sessões, contribuem para que os dentes dos pacientes fiquem mais brancos.

É importante deixar claro que hoje existem muitas opções de tratamento disponíveis – seja para você que deseja resultados rápidos para o carnaval ou para alguém que prefere optar por um tratamento de longo prazo.

Quais as opções de tratamento disponíveis?

Hoje, há quatro opções principais de clareamento dental. Confira os detalhes sobre cada uma destas opções:

Clareamento dental a laser

O clareamento a laser é o tratamento ideal para quem busca resultados efetivos e rápidos.

Neste tratamento, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva. Em seguida, o profissional aplica agentes clareadores sobre os dentes. Por fim, os dentes recebem a aplicação do laser que, em contato com os agentes clareadores, irá branquear os dentes em um procedimento indolor, confortável e bastante ágil – as sessões de clareamento a laser duram, em média, apenas uma hora.

Clareamento dental caseiro (Clareamento dental com gel)

No clareamento dental caseiro realizado com a supervisão de um dentista, o paciente recebe uma moldeira específica para sua arcada dentária, que deve ser colocada sobre os dentes por algumas horas em conjunto com os agentes clareadores – normalmente em gel. O clareamento caseiro é feito por alguns dias até se chegar no resultado esperado.

Mas atenção: para ter resultados concretos e não correr o risco de prejudicar sua saúde bucal, busque sempre a orientação de um dentista especializado. Procedimentos como o uso de bicarbonato de sódio, casca de laranja ou limão, geralmente indicados por pessoas sem formação em odontologia, podem ser responsáveis por problemas sérios, como:

Erosão dental;

Desgaste do esmalte do dente;

Aumento da sensibilidade;

Lesões na gengiva;

Comprometimento de restaurações e próteses.

Clareamento interno

Indicado, sobretudo, para pacientes que já fizeram um tratamento de canal, o processo de clareamento interno é realizado por meio do uso de agentes clareadores na parte de trás dos dentes, visando a correção de manchas em estruturas internas e a restauração da cor original do dente.

Fitas clareadoras

Normalmente indicadas para a manutenção de um tratamento, as fitas clareadoras vendidas em farmácia possuem menor concentração de agentes clareadores. Para não prejudicar os dentes, também é necessário utilizar esse produto somente sob a orientação de um dentista.  

Como obter resultados rápidos para o Carnaval?

Conforme explicamos acima, as sessões de clareamento a laser costumam trazer resultados mais rápidos e eficientes. Por isso, se você deseja contar com um sorriso mais branco já para o carnaval, verifique com seu dentista a possibilidade de iniciar um tratamento o quanto antes.

Quais recomendações devo seguir para o sucesso do meu tratamento?

Como qualquer tratamento odontológico, os clareamentos dentais só devem ser realizados por dentistas certificados e qualificados para que você possa ter segurança e tranquilidade na hora de conseguir bons resultados. Além disso, é importante tomar alguns cuidados, como:

  • Não ingerir bebidas alcoólicas e determinados alimentos (café, comidas com excesso de corante, refrigerantes, açaí, biscoitos e molhos escuros são alguns que dentistas recomendam evitar) é fundamental para o sucesso do clareamento a laser;
  • Não buscar o clareamento antes dos 15 anos de idade (antes disso, o esmalte dos dentes não estará totalmente formado, o que pode atrapalhar a formação dos dentes);
  • O tratamento também não é recomendado para mulheres em período de gestação ou para pacientes com doenças na gengiva, como a gengivite ou a periodontite.

Ao seguir estas recomendações, certamente, seu clareamento dental deve lhe garantir ótimos resultados, incluindo uma maior autoestima e um sorriso bonito para você brilhar no carnaval!