09/05/2018

Como tirar os dentes de leite do seu filho do jeito certo?

 
A queda dos primeiros dentinhos de leite é um momento importante na vida de uma criança, pois ele pode influenciar, inclusive, a forma como elas irão lidar com a saúde bucal e a ida ao dentista. Por isso, contar com o apoio dos pais nesta etapa é fundamental para que os filhos não tenham medo e se sintam seguros nas visitas regulares ao dentista. Mas qual é hora certa de tirar um dente de leite? Quais os principais cuidados que os pais devem ter? Você pode conferir as respostas para essas e outras dúvidas agora mesmo!

 

Qual o momento certo de tirar o dente de leite?

Normalmente, os primeiros dentes de leite começam a cair no período entre 4 e 6 anos de idade. Quando um dente começa a cair, leva cerca de um mês até o fim do processo. Enquanto isso, os dentes vão ficando moles e a raiz se desprende, naturalmente, da gengiva da criança. É recomendado que os pais respeitem esse tempo e não se apressem para a retirada do dente, ação que pode assustar e até machucar a criança.
Além disso, incentivar as crianças a amolecer os dentinhos é fundamental durante o processo de queda da dentição de leite. Isso dará autonomia para criança e tornará o processo muito mais natural e tranquilo, além de facilitar para que os dentes se soltem sem dificuldades.

 

Como tirar o dente de leite em casa?

Na maior parte dos casos, o dente cairá sem esforço, sendo recomendado que os pais usem uma gaze ou pano limpo e, movimentando o dente da criança levemente em direção a boca, esperem até que ele se desprenda completamente da gengiva.
Estar com as mãos bem higienizadas durante o processo também é indispensável. Caso haja um pequeno sangramento após a retirada, algo bastante normal, é recomendado pressionar a região com a própria gaze por um pequeno período e evitar que a criança coma por cerca de 30 minutos, para facilitar a cicatrização da gengiva.

 

Que cuidados você deve tomar?

Dentre os cuidados a serem tomados, é importante reforçar os seguintes pontos:

  • Transmita segurança, explicando que a queda dos dentinhos é um processo natural e lhe dê autonomia;
  • Durante o processo, cuide sempre da higienização das mãos e utilize gaze ou panos limpos para a retirada dos dentes da criança;
  • Fuja de métodos antigos que podem assustar e até machucar a gengiva da criança, portanto, nada de amarrar prender o dente com fio dental na porta, mandar seu filho morder algum objeto ou mesmo arrancar o dente à força e antes da hora;
  • Não tenha pressa ou passe ansiedade para os seus filhos;
  • Evitar alimentar a criança por cerca de trinta minutos, contribuindo para a cicatrização da gengiva;
  • Busque sempre a orientação do odontopediatra.

 

Preciso levar meu filho no dentista?

Caso a criança sinta algum desconforto ou dificuldade para comer durante o período até a queda dos dentes de leite, é recomendado a visita ao dentista especializado em odontopediatria que pode tranquilizar a criança e aplicar anestésicos para a retirada do dente. Também é importante levar seu filho ao odontopediatra se os dentes estiverem demorando muito tempo para cair ou se os dentes permanentes já começaram a surgir mesmo antes da queda dos de leite. Além disso, a orientação profissional será sempre útil em todas as fases de desenvolvimento da criança.
Na Odontoclinic, contamos com muitos profissionais especializados em odontopediatria, prontos para cuidar da saúde bucal infantil com excelência. Agende sua avaliação agora mesmo!
 

 

Agendar avaliação