10/12/2018

É realmente necessário extrair o dente do siso?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a utilidade destes que são os últimos dentes que irão compor nossa arcada dentária. Por isso mesmo, é comum ouvirmos a pergunta: preciso extrair o dente do siso?
Para esclarecer, de uma vez por todas esta questão, nós preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o dente siso. Veja alguns mitos e verdades sobre o tema, quando é necessário extrair estes dentes e quais os procedimentos necessários para a extração.

O que é o dente do siso?

Os dentes do siso são os últimos dentes molares que nascem em nossa arcada dentária, ocupando os lados de cada maxilar. Eles receberam esse nome porque costumam nascer entre os 16 e os 21 anos (idade do juízo – siso, em latim).
Justamente pelo nascimento tardio, é muito comum que haja pouco ou nenhum espaço para que esses dentes fiquem acomodados em nossa boca, o que pode fazer com que eles fiquem presos embaixo da gengiva, causando dor, inchaço ou desconforto.
Quando conseguem nascer, os dentes sisos podem ficar mal posicionados, desalinhados, machucar as regiões do fundo da boca e, pela dificuldade de higienização destes dentes, provocar infecções e outros problemas odontológicos graças ao acúmulo de bactérias.   

 

Quando é necessário extrair o dente do siso?

A extração dos sisos é indicada sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento destes molares. Entretanto, somente seu dentista poderá avaliar a real necessidade de extração.
Em alguns casos, quando os pacientes possuem mandíbulas maiores, é possível comportar os quatro dentes, evitando a extração.

 

Observação: especialistas recomendam que jovens entre 15 e 18 anos façam uma avaliação com o dentista, antes mesmo dos sisos nascerem, para avaliarem se será necessária ou não a extração. Vale lembrar que, durante esse período, as raízes ainda não estão calcificadas com os ossos dos dentes, o que facilita a retirada dos sisos.  

 

Qual o procedimento para a extração do dente do siso?

A retirada dos sisos ocorre como qualquer extração dental de rotina: o paciente recebe uma anestesia local e o procedimento de retirada é realizado, em média, em 30 minutos ou menos – dependendo da complexidade e do posicionamento do dente, esse prazo pode ser maior.
Quando o dente é completamente retirado, o dentista realiza uma sutura na região e ele pode recomendar, ao fim da cirurgia, que você morda um pedaço de gaze por alguns minutos, para conter eventuais sangramentos.
No pós-operatório, é normal sentir um pouco de dor ou inchaço, principalmente nos primeiros dias após a extração do dente siso. Caso você sinta algum sintoma de dor mais prolongado ou mesmo febre e sangramentos, busque, imediatamente, a orientação de seu dentista.
Está gostando deste artigo? Não deixe então de conferir outra pauta interessante do nosso blog com dicas de alimentos que contribuem para a sua saúde bucal!

 

Algumas verdades e alguns mitos sobre o dente do siso

 

O dente do siso sempre nasce – MITO

Nem sempre, em muitos casos, os dentes ficam dentro da gengiva e não irrompem. Além disso, há pessoas que nascem sem o germe dentário do siso (estrutura que possibilita o nascimento de qualquer dente).

 

Posso extrair o dente do siso a qualquer momento – MITO

Não, especialistas apontam que a idade ideal para a retirada do dente do siso é entre 15 e 18 anos. Além disso, extrações após os 30 anos podem ser mais complexas devido a calcificação do dente. De todo modo, só um dentista poderá avaliar com precisão o período ideal para a extração.

 

Todo mundo precisa extrair o siso – MITO

Nem todo mundo. Quando os dentes do siso não comprometem a arcada dentária, nem causam dor ou desconforto no paciente, pode não ser necessária a extração.

 

Não preciso aguardar os sisos nascerem para extraí-los – VERDADE

Na verdade, muitos dentistas recomendam que a avaliação e retirada dos sisos seja feita antes do nascimento dos dentes, período em que a raiz e a parte óssea são mais maleáveis.


E se você deseja avaliar, junto a um dentista, a necessidade de retirada do dente siso ou mesmo está sentindo algum desconforto próximo a estes dentes, não deixe de agendar uma avaliação com um dos dentistas da Rede Odontoclinic!

Agendar avaliação