Entenda como funciona o Implante com Carga Imediata

Segundo uma pesquisa recente da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), mais de 800 mil implantes dentários são realizados no Brasil anualmente. Fundamentais para a recuperação da autoestima de pacientes e para a melhora na mastigação, os implantes passaram por uma evolução ao longo das últimas décadas e, hoje, há diversas opções deste tratamento nas clínicas odontológicas do país. Uma delas é o implante com carga imediata!

Neste artigo, você poderá saber tudo sobre este tipo de implante: quais são principais características, como ele é realizado e os benefícios da carga imediata.

O que é o implante com carga imediata?

Diferente de outras técnicas de implante dentário, o implante com carga imediata tem como principal diferencial o tempo reduzido para a colocação da prótese. Isso porque, nos implantes com carga imediata, o dentista já pode fazer a instalação da prótese logo após a cirurgia de implantação do pino de titânio (que dará sustentação para a prótese).

É importante deixar claro que as próteses utilizadas nos implantes com carga imediata são temporárias e devem ser substituídas de tempos em tempos, de acordo com a recomendação do seu dentista.

Como é feito o implante com carga imediata?

De um modo geral, um implante de carga imediata é realizado em três passos principais:

  • Primeiramente, o dentista fará a cirurgia para a colocação do pino de titânio que dará sustentação a prótese dentária. Para um implante unitário, essa cirurgia leva, em média, 90 minutos, mas pode variar de paciente para paciente;
  • Em seguida, o dentista realizará uma avaliação detalhada para verificar se é possível fazer a instalação da prótese de carga imediata;
  • Quando a avaliação do dentista é positiva, é feita, então, a colocação da prótese de carga imediata provisória, visando, principalmente, o equilíbrio funcional da mastigação.

Quem pode fazer?

Embora seja muito procurado, nem todos podem realizar o implante de carga imediata, pois ele depende de uma série de condições clínicas que devem ser avaliadas pelo dentista por meio de exames, como a radiografia odontológica, e da observação da qualidade óssea do paciente.

Dentre outros pontos, o paciente precisa contar com boa largura e altura óssea na região que receberá o implante, permitindo assim que o implante suporte todo o impacto durante a mastigação.

Quais os benefícios deste tipo de implante?

Dentre os principais benefícios do implante de carga imediata, podemos destacar:

  • Maior conforto para o período de osseointegração (em que o pino do implante se integra a região óssea);
  • Possibilidade de sair com a prótese no mesmo dia após a colocação do pino de sustentação;
  • Melhora da autoestima do paciente;
  • Melhora da comunicação: muitas vezes, a falta de um ou mais dentes pode comprometer a fonética do paciente;
  • Melhora na mastigação de alimentos;
  • Melhora da digestão: com a melhora na mastigação, a própria digestão do paciente tende a melhorar, pois, a falta de dentes na arcada faz com que os alimentos cheguem em pedaços maiores no estômago, dificultando os processos digestivos.

E se você precisa realizar um implante dentário e quer avaliar a possibilidade de fazer um implante de carga imediata, procure um dos dentistas especializados da Odontoclinic. Temos certeza que, conosco, seu tratamento será conduzido com a excelência que você merece!