18/06/2018

Minha obturação caiu. O que fazer?

 
Então você está comendo, despreocupado e, de repente, sente que a sua obturação caiu. Embora seja uma situação que possa lhe deixar apreensivo, é importante ficar ciente que a quebra das obturações é algo que pode ocorrer, principalmente quando não tomamos os devidos cuidados para preservar nossos dentes após o tratamento.
Mas não se preocupe. No post de hoje, você poderá aprender, justamente, como cuidar de uma obturação e o que fazer se sua obturação cair.

 

Os cuidados com a obturação

Como qualquer tratamento, a restauração dental exige alguns cuidados especiais, sobretudo nos primeiros dias após a obturação. Devemos lembrar sempre que estamos falando de um dente que, em muitos casos, ficou exposto por um longo período as cáries, e que deve ser protegido tanto para que o paciente não sofra com problemas futuros, quanto para garantir a longevidade da restauração.
Dentre os cuidados indicados, podemos listar:

  • Caso tenha sido anestesiado durante a obturação, evite alimentação até o fim do efeito da anestesia;
  • Evite alimentos muito frios ou muito quentes nas primeiras horas após a restauração dental;
  • Alimentos muito duros, principalmente durante os primeiros dias após o tratamento, também podem ser prejudiciais para obturação e, se possível, devem ser evitados;
  • Uma dica interessante é mastigar com o lado contrário ao da obturação, para contribuir com a fixação do material restaurador;
  • Faça visitas regulares ao dentista para verificar o estado da restauração e para eventuais reparos, se necessário.

 

O que fazer em caso de queda da obturação?

O procedimento fundamental, em caso de queda ou dano na obturação, é a consulta com o dentista o mais rápido possível. Com a ação do tempo e sem os cuidados necessários, a restauração pode apresentar falhas ou rachaduras.
Em todos os casos, quanto mais cedo procurarmos o dentista, menores são as complicações com a queda ou dano em uma obturação, afinal, ao deixar um dente desprotegido, facilitamos o surgimento de novas cáries e outros problemas bucais.  

 

E se eu não realizar o tratamento de modo correto?

Há uma série de complicações que podem ocorrer quando não visitamos o dentista em caso de queda de uma obturação ou mesmo quando não realizamos consultas para acompanhamento do tratamento. Dentre estas complicações, é importante listar:

  • Aparecimento de dores de dente com maior frequência e intensidade;
  • Gengivite (inflamação da gengiva);
  • Exposição a cáries, que podem gerar a necessidade de tratamento de canal;
  • Em casos mais graves, pode ser necessária a extração do dente, o que, além de exigir o uso de próteses, pode afetar a autoestima do paciente.


Por tudo isso, caso sua obturação tenha caído ou mesmo note alguma falha em sua restauração dental, não deixe de visitar o dentista para avaliar o problema, cuidando do seu sorriso do jeito certo. Na Odontoclinic, contamos com profissionais com alto nível de excelência que poderão te auxiliar prontamente neste e em outros casos. Porque, para nós, saúde bucal é coisa séria. Agende já uma avaliação!  

 

Agendar avaliação