Odontopediatria: como escolher o creme dental certo para os seus filhos?

É importante que os pais procurem dentistas especializados em odontopediatria para buscar orientações sobre os cuidados com saúde bucal na infância. Afinal de contas, as crianças precisam de orientações especiais para crescer com os dentes saudáveis, incluindo o uso de produtos específicos para sua faixa etária.

Por falar nisso, você sabe como escolher o creme dental ideal para os seus filhos? Então acompanhe esse artigo e tire todas as suas dúvidas!

Odontopediatria e a saúde bucal das crianças

O papel do odontopediatra para que uma criança aprenda, desde cedo, a importância de cuidar bem dos dentes é fundamental. Além disso, por possuírem uma formação especializada no cuidado de bebês e crianças, os odontopediatras são fundamentais para que os pequenos cresçam sem medo de ir ao dentista.

Os consultórios e clínicas destes profissionais contam com ambientes mais acolhedores e abordagens diferenciadas, permitindo que as crianças criem um vínculo de segurança com seus dentistas. Os pais, por sua vez, precisam ficar cientes que uma ida a um profissional não especializado pode deixar seus filhos desconfortáveis e até contribuir para que cresçam inseguros.  

Sendo assim, os dentistas especializados em odontopediatria ocupam um espaço importante na vida de uma criança, sendo capazes de cuidar de problemas comuns da infância – como as cáries ou a fluorese – e oferecer orientações importantes sobre escovação, alimentação e cuidados gerais com o sorriso. Para tanto, os pais precisam levar seus filhos ao odontopediatra de modo regular e, no mínimo, de 6 em 6 meses.

A escolha do creme dental infantil

Logo acima nós falamos sobre a fluorese. Este problema é causado, justamente, pelo excesso de flúor  durante a escovação e que pode agredir os dentes de leite das crianças, favorecendo o aparecimento de manchas.

Hoje, entende-se que o creme dental ideal, tanto para crianças como para adultos, deve conter 1.000 ppm de flúor para combater a cárie. Sendo assim, o que difere é a quantidade de creme dental que deve ser usada durante a escovação.

Neste sentido, enquanto para adultos, a quantidade de creme dental para cada escovação é maior, para as crianças, é recomendado que os pais utilizem o equivalente a um grão de arroz na escova que, por sua vez, deve ter cerdas macias para não machucar a boca de crianças e bebês.

Caso os pais queiram utilizar pastas de dente mais adocicadas, produzidas por marcas especializadas no mercado infantil, não há problema, desde que seja respeitado o índice de 1.000 ppm de flúor.   

A importância de uma boa escovação para prevenir doenças

Por fim, é importante lembrar que uma boa escovação, com a quantidade correta de pasta de dente e com o uso de uma escova com cerdas macias, é indispensável para combater o aparecimento de doenças bucais.

Vale lembrar que, principalmente durante os primeiros anos de vida da criança, os pais devem acompanhar a escovação das crianças e contar sempre com a orientação de especialistas em odontopediatria. E se você precisa marcar, agora mesmo, uma consulta para o seu o filho, não deixe de procurar um dos odontopediatras da Odontoclinic!