19/04/2018

Odontopediatria: cuidando da saúde bucal dos pequenos

 
Responsáveis pela saúde bucal de bebês, crianças e por oferecer orientação para gestantes, os dentistas especializados em odontopediatria tem o grande e indispensável desafio de manter o sorriso saudável dos baixinhos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 50% das crianças com faixa etária de 12 anos apresentam pelo menos um dente com cárie, o que mostra que, apesar do Brasil ter evoluído muito quando o assunto é higiene bucal infantil, o trabalho e acompanhamento dos odontopediatras é fundamental para que crianças de todas as idades aprendam a importância da escovação, contem com o controle e prevenção de problemas bucais, além de criarem uma relação de confiança e tranquilidade em suas idas regulares ao dentista.

 

Porque é importante levar as crianças ao Odontopediatra?

Do mesmo modo que os adultos, crianças também precisam de consultas regulares com o dentista para que possam crescer com o sorriso saudável e sem problemas bucais.
Algumas das principais funções dos odontopediatras neste período incluem a prevenção e o combate a cáries – um dos principais problemas em crianças que afeta, inclusive, dentes de leite –, orientações sobre higienização, aplicação de flúor e até mesmo o acompanhamento do crescimento dos dentinhos das crianças, evitando que cresçam sobrepostos (encavalados).
Além disso, especialistas recomendam que pais que vão ter bebês ou que possuem filhos recém-nascidos procurem dentistas para que possam receber orientações sobre os alimentos adequados, qual o melhor modo de higienizar a boca dos bebês, como utilizar mamadeira e chupeta e até mesmo como evitar hábitos ruins para os dentes, como chupar o dedo.
 

Odontopediatria e o medo de ir ao dentista

Por possuírem uma formação especializada no cuidado de bebês e crianças, os odontopediatras são fundamentais para que os pequenos cresçam sem medo de ir ao dentista. Geralmente, os consultórios e clínicas destes doutores contam com ambientes mais acolhedores e abordagens diferenciadas, permitindo que as crianças criem um vínculo de segurança e uma relação positiva com seus dentistas.

Os pais, por sua vez, precisam ficar cientes que uma ida a um profissional não especializado pode deixar seus filhos desconfortáveis e até contribuir para que cresçam inseguros na hora de ir ao dentista.

Por isso mesmo, é indispensável que se converse com o odontopediatra para que os tratamentos possam ocorrer da melhor maneira possível e o doutor possa, inclusive, auxiliar na superação de eventuais medos da criança.

 

Quais os principais procedimentos realizados pelos Odontopediatras?

A seguir, separamos uma lista com alguns dos principais procedimentos realizados por dentistas especializados na saúde bucal infantil. Confiram!
– Orientações gerais e conscientização para os cuidados com a escovação e saúde bucal;
– Acompanhamento do crescimento dental, desde os primeiros dentes de leite;
– Indicações de tratamento para dentes sobrepostos;
– Aplicação de flúor e tratamento de problemas bucais comuns na infância, como cáries, dentes desalinhados e fluorose (manchas brancas causadas pelo excesso de flúor em cremes dentais).
 
Além de tudo isso, os odontopediatras irão contribuir, conforme já reforçamos, para o desenvolvimento de uma relação segura e de confiança com a odontologia, fundamental para que as crianças entendam a importância dos cuidados com a saúde bucal e possam crescer sem medo do dentista, cultivando assim, um sorriso sempre saudável.   
 

Agendar avaliação