09/10/2018

Quais alimentos evitar durante o uso do aparelho fixo?

 
Durante o uso de aparelhos ortodônticos fixos é indispensável que o paciente colabore com seu dentista para que possa obter bons resultados, uma vez que estes modelos exigem manutenção mensal e uma série de cuidados, incluindo a escolha por alimentos que não danifiquem o aparelho.
Pensando nisso, nesse post nós separamos cinco alimentos que, por via das dúvidas, devem ser evitados durante um tratamento ortodôntico com aparelhos fixos. Confiram!
 

Alimentos fibrosos ou com muitas sementes

Se escovar os dentes após comer frutas como a manga, ou com excesso de sementes, como o kiwi ou a goiaba, já exige cuidados para quem não usa aparelho fixo, imagine para os pacientes que precisam usam este modelo em seu tratamento ortodôntico! Por dificultar a higienização, os alimentos fibrosos ou com muitas sementes podem facilitar o acúmulo de restos de comida nas peças do aparelho, favorecendo o aparecimento de cáries ou placas.

 

Café

Café, alimentos com excesso de corante ou mesmo legumes muito coloridos como a beterraba também devem ser evitados, pois eles podem formar manchas nas regiões dos bráquetes de um aparelho fixo.

 

Gomas, chicletes e balas

O aparecimento de cáries devido ao excesso de açúcar das balas e chicletes é outro problema para quem usa aparelho fixo. E isso porque, pedaços destes alimentos também podem ficar presos nos bráquetes ou nos fios dos aparelhos, favorecendo o surgimento de problemas que podem atrasar o processo de alinhamento do sorriso.  

 

Alimentos muito duros

O ideal é que o paciente corte os alimentos em pedaços bem pequenos e direcione a mastigação para os dentes de trás, uma vez que, a força usada na mordida pelos dentes da frente pode empurrar os bráquetes e até danificar o aparelho.

 

Grãos e castanhas

Por fim, alimentos pequenos e de consistência dura, como grãos, sementes e castanhas, podem danificar os aparelhos, tanto por exigirem mais força na hora da mastigação, quanto por facilitar o acúmulo de pequenos pedaços entre as peças dos modelos fixos, o que favorece ainda o surgimento de cáries e placas.

 

Como alinhar seu sorriso sem precisar se preocupar com a sua alimentação?

A boa notícia é que, atualmente, os pacientes que precisam de tratamento ortodôntico já podem contar com uma opção que cuida do alinhamento dental, sem exigir mudanças na rotina dos usuários. Estamos falando dos alinhadores transparentes.
Sim, com os alinhadores, você poderá comer de tudo, sem se preocupar com danos ao seu aparelho! E isso porque estes modelos podem ser facilmente removidos na hora das refeições ou escovação.
Além disso, justamente por serem transparentes, os alinhadores são praticamente imperceptíveis: ou seja, você não precisará mudar sua aparência para ter um sorriso bonito e alinhado.


Ficou interessado? Então conheça outras vantagens dos alinhadores transparentes e entre em contato conosco para iniciar seu tratamento com um ótimo custo-benefício!

Agendar avaliação